Net etiqueta: 10 passos para você se comunicar bem na web

Conheça 10 passos para ajudar você a não cometer erros quando se comunicar pela internet

Você já deve ter ouvido falar em etiqueta na internet. Caso não, saiba que este termo, uma espécie de gíria, formada pela junção de duas palavras “network” e “etiquette” significa recomendações, normas e condutas que devem ser adotadas na internet para evitar embaraços e problemas futuros. Seguem 10 passos para ajudar você a não cometer erros quando se comunicar pela internet.

  1. Utilize as mensagens eletrônicas com responsabilidade. Não encha a caixa de mensagens (seja ela o e-mail, ou do Facebook, Twitter etc) das pessoas enviando correntes, mensagens cafonas em Power Point ou outras mensagens sem valor. Lembre-se que o tempo das pessoas é curto e você deve respeitar. Desta forma, será respeitado também.
  2. Não poste fotos sensuais em seu perfil. Não poste nas redes sociais fotos utilizando roupa de banho (biquíni ou sunga), de pijama e, muito menos, em poses indiscretas. Também não recorte a foto de forma a parecer que a pessoa está seminua (como no caso de uma blusa tomara que caia). Lembre-se, nem tudo de sua vida pessoal deve ser exposto.
  3. Use fotos que mostrem quem você é. Procure utilizar em seu perfil nas redes sociais fotos que mostrem quem é você. Quem não tem o que temer, não deve se esconder. Então, não utilize fotos só de uma parte do rosto, ou com óculos de sol que tampem muito sua imagem. Procure fotos onde sorria, pois também ajuda na empatia.
  4. Não utilize fotos íntimas de amigos. Se você possui fotos de amigos em poses e situações engraçadas, não poste. Caso ache interessante a brincadeira, pergunte antes se tem a permissão para postar.
  5. Não marque as pessoas nas fotos. Este passo tem a ver com o anterior. Não poste fotos com seus amigos ou marque eles sem perguntar antes. Muito menos fotos com os filhos dele. Pode ser que ele não goste de expor sua intimidade e você poderá perder o amigo. Lembre-se: nem tudo precisa ser postado.
  6. Não utilize a internet como terapia. Se você teve um dia ruim, se brigou com o marido/esposa, com o chefe ou colega de trabalho, nada de ficar “jogando” tudo na rede. Acalme-se e poste apenas o que não for ter grandes consequências no futuro. Seja positivo!
  7. Não acredite em tudo que está na internet. Desconfie de tudo. Não acredite em todas as postagens, sejam elas de notícias, campanhas ou outras coisas. Pesquise! Hoje é tão fácil saber se é verdade o que estão dizendo. Perca seu tempo, mas não perca sua reputação.
  8. Utilize a internet com finalidade. Não faça publicações inúteis. Como está o tempo, o engarrafamento, seu almoço de hoje. Em vez de responder ao Facebook “o que você está pensando”, responda: o que eu estou pensando/ fazendo que pode interessar aos meus amigos/ contatos.
  9. Cuidado ao expor suas opiniões. Todos nós temos direito de ter opinião, de crer em algo, de gostar ou não gostar de determinada coisa. Mas, como na vida, alguns temas não devem ser discutidos publicamente, pois podem gerar muitos problemas. Além disso, preconceito, crimes, entre outros, podem não só causar uma saia justa, podem virar “caso de polícia”. Então, guarde sua opinião para você. E não ofenda. Pense: o que eu ganho atacando e ofendendo o próximo?
  10. Não convide para jogos. Você gosta de jogar, ótimo! Você se diverte, passa seu tempo, melhor ainda. Mas não fique enviando convites de jogos para os amigos. Eles poderão se chatear e ainda excluir você.

Lembre-se: Nos dias de hoje, não existe mais o perfil pessoal e profissional, pois todos podem ter acesso a um conjunto de informações que dizem muito sobre você. Então, não corra o risco de ser interpretado erroneamente e perder a oportunidade da sua vida.

Boa sorte!

Este artigo foi originalmente publicado em Administradores.com.br